Comunicado 001/2017 – Ações do Sindicato

Pessoal, boa tarde. Vamos aos pontos debatidos na reunião que ocorreu mais cedo onde estavam presentes do DPG, a Sub DPG e o Superintendente de Administração.

A reunião foi solicitada pelo próprio DPG para nos apresentar o atual cenário orçamentário da DPE, bem como discutirmos diversos assuntos de interesses dos servidores.

Vamos aos pontos:

1 –Orçamento:  Como é de conhecimento de todos, a DPE vive um momento delicado sob o ponto de vista orçamentário, em especial no que tange os gastos com folha de pagamento.

O orçamento aprovado para o exercício de 2017 para gastos com pessoal é de 87 milhões de reais. Em 2016 foram executado 94 milhões, ou seja, se reproduzíssemos os gastos com pessoal de 2016 em 2017, ainda faltariam mais de 7 milhões para fechar a conta.

Fora isso ainda teve a parcela do realinhamento de janeiro, bem como as progressões que estão sendo concedidas. Com isso a DPE precisa de suplementações do executivo para poder fechar a folha, caso contrário correríamos sério risco de não receber salário nos últimos meses do ano.

O cenário era crítico, porém em uma reunião com o governador na semana retrasada a gestão teve uma sinalização de que as suplementações sairiam.

O acordo com o Governo que a gestão está tentando fechar seria que o Executivo arque com os custos da parte patronal do IGEPREV (entre 12 e 14 milhões a princípio), mais um repasse de 3 milhões.

Com esses 3 milhões seria implementado a Data Base de 2016.

2 – Data Base de 2016: O que ficou acordado verbalmente com a Gestão colegas é que tão logo a DPE receba essa suplementação de 3 milhões a DB de 2016 seja implementada. O Executivo tem a intenção de jogar esse valor para setembro, porém a gestão explanou da necessidade real de implementação da DB no início do segundo semestre.

O acordo ainda não está fechado com a SEPLAN, por isso ainda não recebemos uma resposta definitiva sobre a implementação, inclusive hoje o DPG tem reunião para dar continuidade nas na SEPLAN.

De pé destas informações, explanei a gestão sobre a nossa preocupação do acúmulo de dois períodos aquisitivos de DB e cogitei a implementação da DB 2016 ainda que parcial ainda no primeiro semestre, mais precisamente em maio. A gestão se mostrou empenhada em tal, porém em razão da ausência de condições orçamentárias a princípio a idéia não foi acolhida.

O Dr Murilo informou que se o acordo for fechado nos termo acima descritos, ele implementa a DB 2016 de uma só vez em 07/2017, porém FRISO, essa data não é definitiva, pois ainda depende de uma negociação pendente com o Executivo.

3 – Data Base 2017: Com relação a DB de 2017, foi nos informado que é intenção do Executivo, dos Poderes e instituições autônomas, esticar o período da DB para o mês de outubro, assim como era há alguns anos. Explanei novamente da nossa preocupação do acúmulo de 2 períodos de DB, eles também demonstraram que estão  preocupados com essa situação.

4 – Temas diversos:  Debatemos ainda sobre diversos temais, dentre eles a criação de um plano próprio de saúde assim como tem na PM e CBM, sobre o cenário político nacional e estadual, dentre outros.

Por fim, foi um debate franco e muito proveitoso, onde deixou claro a transparência com que a atua gestão tem lidado sobre os diversos temas conosco. Eu e o Rafael saímos animados da reunião, porém conscientes das dificuldades enfrentadas e com as que ainda teremos de enfrentar.

Estamos atentos as movimentações, inclusive o próprio Dr Murilo nos deixou aberta as portas da DPE para que possamos presenciar e perceber a forma com que tem gerido as diversas situações. Temos trânsito nas diversas diretorias o que possibilita que façamos uma checagem quase que semanal das tratativas com o Executivo, bem como da situação financeira.

 

Sobre a assembléia, informo que nos próximos dias estaremos publicando os editais de convocação, será realizada no dia 08/04/2017. Será uma AGO (assembléia geral ordinária) para prestação de contas de 2015, do primeiro semestre de 2016, do segundo semestre de 2016 e aprovação do orçamento para 2017.

Encerrando essa AGO, terá uma AGE (assembléia geral extraordinária), onde debateremos diversos assuntos de interesse da categoria.

 

Colegas, mais uma vez friso, tenham absoluta certeza que estamos trabalhando e dando o máximo de nós para desempenharmos com êxito nossa obrigação. Sei que por vezes falhamos, mas na maioria das vezes estamos sobrecarregados de demandas.

 

Estou a disposição de todos para quaisquer dúvidas.

Grande abraço.

 

Renan Feitas

Presidente do SISDEP

© 2019 SISDEP — Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins