LANÇAMENTO DO “SINDICATO PRESENTE!”

Com lançamento previsto para o próximo dia 25, na Diretoria de Araguatins, o “SINDICATO PRESENTE!” visitará todas as unidades da DPE TO, escutando seu servidor filiado e colhendo dados no que se refere ao ambiente de trabalho, tanto quanto às instalações físicas (equipamentos de informática, móveis etc) quanto ao aspecto humano – em relação ao trato com os demais servidores e membros, visando sempre a construção de um ambiente de trabalho hígido, equilibrado.

De acordo com o Presidente do SISDEP, “Apesar de ter sido fundado em 15 de dezembro de 2012, o SISDEP nunca implementou um programa de tamanha envergadura, de visitas em todas unidades da Defensoria Pública do Estado e seus servidores filiados” e complementa, “será um trabalho que desenvolvido sob a ótica do servidor”.

O local de trabalho é um ambiente no qual as pessoas passam uma parte considerável de suas vidas, desse modo, os efeitos das atividades laborais transcendem sua esfera, irradiando para as demais áreas de convivência do servidor e atuando, diretamente, sobre sua qualidade de vida como cidadão, como indivíduo em sociedade. Portanto, um ambiente de trabalho equilibrado, saudável, é necessário quando se busca a incolumidade física e psíquica do servidor, na promoção do seu bem-estar.

Assim, desenvolver-se-á, como metodologia, a aplicação de um questionário-relato (em anexo) com perguntas já formuladas e um espaço em aberto para a utilização pelo servidor filiado, para que este aborde os temas e ações que considera positivos e as que considera negativos, passíveis de melhoria.

Para obter sucesso em um questionário de satisfação com funcionários de uma , é preciso que se garanta a confidencialidade das respostas, de modo que se não se sentirem seguros para exporem suas opiniões mais verdadeiras sobre a empresa, os colaboradores não o farão.

Nesse sentido, no questionário a ser aplicado ficará a critério do servidor responder de forma anônima ou não, também, o questionário poderá ser entregue pessoalmente a este Presidente nas visitas ou via email no endereço eletrônico do SISDEP:  sisdep.palmas@gmail.com. O questionário ficará disponível no site do SISDEP: http://sisdep-to.com.br/documentos/.

Após a aplicação dos questionários e sua entrega, quer seja física ou virtualmente, os dados colhidos serão tabulados e analisados, com posterior entrega do relatório final ao Defensor Público-Geral para que sejam utilizados, trabalhados, em transformações positivas.

O cronograma para visitas às unidades da DPETO segue em imagem anexa abaixo.



© 2019 SISDEP — Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins